Responsabilidade Corporativa

A Brandili entende que, para crescer de forma sustentável, é preciso respeitar o meio ambiente e cuidar das crianças hoje para que elas tenham um futuro melhor amanhã. Por isso, foram adotadas diversas práticas ambientais e sociais, sendo o AMOR PELA CRIANÇA o principal norteador.
A preocupação com as comunidades onde a Brandili está presente também rege suas ações, que aplica práticas de responsabilidade socioambiental, apoiando projetos locais, utilizando energia renovável na geração de calor e um sistema de coleta seletiva. A empresa realiza o tratamento de 100% das águas residuais e preserva as matas ciliares com o plantio de mudas de mais de 20 espécies nativas nas Áreas de Preservação Permanente.
Além disso, investe na valorização do colaborador com programas exclusivos voltados à qualificação de mão de obra, reconhecimento profissional, bem-estar e qualidade de vida de todos. Para isso, mantém uma série de ações implantadas nos últimos anos. São programas que estimulam o retorno - ou início - dos estudos, o cuidado com a saúde, a cultura do elogio e o reconhecimento ao trabalho bem feito, auxiliam gestantes - mães e filhos - e abrem espaço para o jovem aprendiz.
Enfim, a empresa possui dezenas de ações que atendem às diferentes frentes de necessidade dos colaboradores e da comunidade.

Ações de responsabilidade Corporativa

O amor pela criança se espalha por toda a cadeia produtiva da Brandili com mais de 20 ações importantes. Confira cada uma delas.

Recuperação da Área de Preservação Permanente

Plantio de mudas de mais de 20 espécies nativas a fim de conservar as matas ciliares.

Doação de mudas

Entre 2014 e 2015, foram doadas 2.000 mudas frutíferas para os colaboradores, incentivando também a preservação da natureza fora da empresa.

Tratamento das águas residuais dos processos industriais

Através da estação de tratamento de efluentes, 100% das águas residuais da Brandili são tratadas.

Sistema de coleta seletiva - Família Papas - e destinação correta de resíduos

Nas unidades da empresa existem postos de coletas de eletrônicos, óleo de cozinha e pilhas. Depois, é dada a destinação correta aos resíduos.

Central de Resíduos I, II e III

Centrais de armazenamento temporário foram projetadas conforme as normas técnicas e servem para armazenar de forma segura alguns resíduos.

Logística reversa

É realizada a logística reversa para grande parcela dos resíduos sólidos, como embalagens, latas de spray, cartuchos e eletroeletrônicos.

Resíduos têxteis gerados na cadeia

Os resíduos têxteis gerados por terceiros, decorrentes da manufatura dos produtos Brandili, retornam para a empresa para reciclagem.

Utilização de energia renovável

Matriz energética pautada no consumo de 100% de energia renovável gerada a partir de biomassa proveniente de reflorestamentos licenciados.

Captação e reaproveitamento da água da chuva

Os 374,85m³ de água coletados por ano são usados para a descarga dos banheiros e limpeza do pátio, reduzindo o consumo de água potável.

Pesagem automatizada de produtos químicos na Tinturaria

O investimento em um sistema automatizado de pesagem de produtos químicos resultou em ganhos de eficiência e redução de desperdícios.

Recuperação da energia térmica na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE)

Recuperação da energia das descargas de máquinas para o pré-aquecimento da água industrial, reduzindo o tempo do processo e o consumo de energia.

Conservação de energia térmica

Instalação de isolamento térmico em todas as linhas de vapor, reduzindo o desperdício de energia térmica e o consumo de biomassa.

Utilização de produtos químicos menos agressivos e mais ecológicos

O uso de produtos químicos mais adequados no processo de fabricação reduz o consumo de água, de energia térmica e de energia elétrica.

Uso de técnicas ambientalmente adequadas na produção de impressos

Medidas simples como a utilização de verniz a base de água na produção de materiais impressos representam redução de custos a ganhos ambientais.

Redução no volume de impressões

Redução significativa de impressões através de visualizações online de documentos e ações de conscientização dos colaboradores.

Reaproveitamento dos resíduos têxteis para a produção de fios ecológicos

Empresas parceiras realizam o reaproveitamento dos rejeitos para a produção de fios ecológicos, feitos com resíduos têxteis e garrafas PET.

Ações de educação ambiental

Calendário anual com campanhas de sensibilização e conscientização ambiental para alunos de escolas municipais e colaboradores da empresa.

Redução do consumo de energia elétrica

Uso de motores elétricos de alta eficiência, inversores de frequência, chaves soft-starter e sensores de presença reduzem o consumo de energia.

Fornecedores terceiros licenciados para destinar todos os resíduos sólidos

De forma responsável, todos os resíduos sólidos são encaminhados para que sejam reciclados e/ou destinados por empresas licenciadas.

Boletim Mundo Sustentável

Enviado mensalmente por e-mail, o Boletim relembra as ações de sustentabilidade e compartilha resultados oriundos das iniciativas.

Monitoramento do ruído ambiental, efluentes atmosféricos e efluentes líquidos

Controle constante dos níveis de ruído externos - dentro dos padrões legais, assim como do lançamento de efluentes atmosféricos e líquidos.

PAE - Plano de Atendimento a Emergências

Utilização de procedimentos adequados, sistemas preventivos eficientes e equipes treinadas e capacitadas para situações de emergência.

Doação de sobras de resíduos industriais para o Projeto Mulheres de Mafra

A Brandili doa 200kg de sobras de malha para o projeto, mensalmente. O material é usado no artesanato e gera renda para a comunidade de Mafra/SC.

Doação de banners de campanhas publicitárias e artigos inativos para o Clube de Mães e Clube da Terceira Idade de Apiúna

Com as doações são fabricados artigos como bolsas e mochilas distribuídos à população carente ou vendidos, gerando renda para instituições.

Programa de Melhoria Contínua

Busca pela otimização de processos por meio da redução de desperdícios, entregando o máximo valor com a menor quantidade de recursos possíveis.

Política de tratamento de sobras

Avaliação dos tipos de sobras, evitando o desperdício, incentivando a reutilização e assegurando a correta movimentação fiscal e destinação.

Nossos Projetos

GP - Faça a Diferença

Reconhece a inovação e os novos projetos desenvolvidos e implementados pelos colaboradores. Quem participa concorre a prêmios e recebe o reconhecimento da empresa como gente que faz a diferença!

MÃE AMOR

Licença-maternidade de 6 meses e auxílio-creche até os 3 anos de idade da criança. O programa incentiva que as mamães colaboradoras amamentem até o sexto mês de vida, garantindo mais qualidade de vida para os pequenos, aumentando as defesas imunológicas e criando maior vínculo entre a mãe e o bebê.

LICENÇA PATERNIDADE ESTENDIDA

Licença-paternidade estendida de 5 para 20 dias. O programa incentiva os papais colaboradores a participarem ativamente dos primeiros dias dos filhos, possibilitando conexão com os pequenos e aumentando o vínculo familiar.

VALEU

Valoriza as boas ações no ambiente de trabalho. Os colaboradores registram atitudes de colegas que fazem a diferença no seu dia. Aqueles que mais promovem esses momentos de bem-estar são reconhecidos pela Brandili.

TEMPO DE ESTUDAR

Ensino GRATUITO oferecido pela empresa, em parceria com o Sesi, oferecendo formação complementar em temas sociais, com aulas duas vezes por semana. A escola é destinada aos colaboradores, mas também pode ser frequentada pelos familiares e pela comunidade de Apiúna.